ConhecimentoCursos

Sistemas de iniciação de explosivos no Desmonte de Rochas: qual o melhor?

By outubro 18, 2019 março 13th, 2020 No Comments

O desmonte de rochas é uma atividade muito importante para a mineração, sendo considerada a prática de fragmentação que menos consome energia e, consequentemente, reduz os custos da extração. 

Para tal, é preciso que técnicos e engenheiros tenham conhecimentos específicos sobre segurança do trabalho, responsabilidade ambiental e legislação — temas que são estudados no curso de Blaster (Cabo de Fogo) e também de Desmonte de Rochas por Explosivos

A área tem uma demanda muito interessante e pode ser uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido. Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre os principais sistemas de desmonte de rochas por meio de explosivos usados na mineração. Confira!

Conheça os principais sistemas de desmonte de rochas 

Existem diversos sistemas que podem ser aproveitados para acionar os explosivos e realizar a fragmentação de rochas.

Para escolher o ideal, é necessário observar o ambiente em que o desmonte será realizado (céu aberto, subterrâneo) e o tipo de explosivo (ANFO, ANFO/AL, lama, AN/FO Pesado). Observe:

Sistema de Detonação Eletrônico

É o primeiro de sistema de detonação desenvolvido para ser autoprogramável eletronicamente. O sistema HOTSHOT permite uma alta precisão, sendo prático de ser manuseado durante a aplicação. 

Seu controle ocorre por meio de um chip, que fica ligado a um sistema unívoco em todo o desmonte (o explosor electrónico) e a um condensador (por detonador) que garante a sua alimentação.

Pode ser aproveitado em desmontes em minerações a céu aberto e subterrâneas, com um alto nível de segurança, pois o operador pode ficar a um bom nível de distância do sistema a ser detonado.

Outro ponto importante é que esse sistema não realizada explosões espontâneas, há um temporizador para marcar toda a operação. Isso ajuda para que terceiros não seja afetado durante o desmonte.

Sistema Brinel

É um sistema criado para facilitar o trabalho de campo e o controle da vibração causada pela detonação, bem como reduzir a quantidade de itens armazenados no paiol. O produto é patenteado pela Britanite e apresenta espoletas de retardo em suas extremidades.

Sistema Cordel Detonante

O Sistema Cordel Detonante é indicado para situações em que é preciso mais potência na iniciação. Ele não é elétrico, mas também pode ser usado em minerações a céu aberto ou subterrâneas.  

A importância do desmonte de rochas na mineração

Como já foi dito, o desmonte de rochas com explosivos é fundamental para a mineração. O processo visa fragmentar o material rochoso em escalas, a adequação granulométrica da rocha aos equipamentos carga e transporte e aos processos subsequentes de processamento.

A detonação de explosivos é aproveitada para minimizar os impactos ambientais causados pela atividade e também para a redução de custos. Para isso, são aproveitados diversos tipos de explosivos, entre eles:

  • emulsões;
  • dinamites;
  • lamas;
  • nitrocarbonitratos;
  • AN/FO;
  • HAN/FO.

O detonação, que é o meio mais comum de promover o desmonte das rochas, deve ser feito seguindo determinadas regras de segurança com base na legislação vigente. O objetivo é reduzir o risco de acidentes envolvendo funcionários, o meio ambiente e a população que vive próximo ao local de mineração.  

A presença de um profissional devidamente capacitado deve acontecer desde o transporte até o manuseio e o armazenamento dos acessórios usados na atividade. 

Para ser devidamente habilitado para exercer a função, é preciso realizar um Exame de Habilitação para conquistar a “Carteira de Blaster”.  Essa carteira é de competência da polícia de cada estado-membro (Secretaria de Segurança Pública, para ser específico).

Gostou de aprender um pouco mais sobre os sistemas de desmonte em rochas com explosivos? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber todos os nossos artigos exclusivos diretamente em seu e-mail