Conhecimento

Gestão de Ativos em Mineração: principais desafios

By outubro 17, 2019 janeiro 2nd, 2020 No Comments

A acirrada competitividade no mercado profissional faz com que as empresas tenham que rever seu posicionamento no setor onde atuam. Isso passa pela organização de processos produtivos, visando alcançar melhor desempenho técnico e econômico

Esse redirecionamento estratégico adotado está atrelado ao conceito gestão de ativos, técnica aplicada nos mais diversos setores industriais, com o objetivo de otimizar a performance e organização produtiva.

Na sequência do post, você ficará sabendo o que é a gestão de ativos em mineração e como é a sua aplicação no segmento. Boa leitura!

Qual a definição de gestão de ativos?  

A gestão de ativos consiste em analisar os custos, oportunidades e riscos dentro do setor, vislumbrando o crescimento do negócio.

Neste contexto, o profissional precisa ter a capacidade equilibrar os gastos com produção e os fatores de ameaça, potencializando a confiabilidade operacional. 

No contexto de uma indústria, a gestão de ativos em mineração prevê que as ferramentas de produção devem ser organizadas da seguinte forma: 

  • análise de todo o ciclo de vida dos insumos, que passa pelas fases de pesquisa e desenvolvimento dos projetos até a aquisição e instalação, operação e gerenciamento dos equipamentos;  
  • gestão integrada das ferramentas, que prevê o monitoramento para compra de peças substitutas, manutenção preventiva, promovendo a otimização dos recursos utilizados; 
  • visão sistêmica dos custos e riscos operacionais; e
  • domínio total dos aspectos técnicos e econômicos da companhia. 

Como aplicar a gestão de ativos em mineração?

A implementação deste mecanismo acontece por meio de técnicas de simulação que vão medir os valores gastos e a performance técnica durante as operações. 

Imagine que você precisa adquirir um equipamento que é muito importante para sua operação. Um leque de opções é avaliado e, por meio de algumas análises, a escolha será pautada por aquele que possui menor custo e desempenho mais alinhados aos objetivos da sua empresa. 

Além disso, também é possível monitorar a vida útil dos insumos, prevendo possíveis trocas de peças e manutenção preventiva e corretiva.

Tais indicadores extraídos por meio de simulação são essenciais para nortear decisões que serão vitais para conquistar vantagem competitiva no mercado.

Melhores práticas de gestão de ativos em mineração?

O profissional designado para a coordenação dos ativos da companhia precisa trabalhar com planejamento e olhar atento a todos os processos, com o objetivo de preservar os recursos da companhia.

Neste contexto, confira algumas dicas para aplicar um gerenciamento eficiente:

Não abra mão de softwares de gestão

A tecnologia faz muita diferença em um processo de coordenação e dentro do ambiente industrial não é diferente.

Pensando nisso, não abra mão de contar com programas especializados em gerenciamento, pois eles vão ajudá-lo a extrair os melhores indicadores, no que diz respeito ao ativos dos seu negócio.

Estes mecanismos vão auxiliá-lo na hora de medir o grau de depreciação dos equipamentos, alertando para a necessidade de substituição de alguma ferramenta e outros reparos. 

Estabeleça um monitoramento inteligente 

Além de acompanhar o desempenho dos ativos em operação, também é importante armazenar dados de itens que não fazem mais parte da empresa

A ideia é consolidar uma memória de todo este acervo, que servirá de base para construção de um banco de dados fiel a realidade da companhia, no que diz respeito a uma evolução histórica no gerenciamento do setor. 

Conclusão

Uma estratégia eficiente para gestão de ativos em mineração é fundamental para adequar a parte técnica aos objetivo do negócio.

Neste aspecto, a proposta é implantar soluções que permitam tomar decisões pautadas em valor e risco, garantindo o alinhamento operacional aos objetivos do negócio.

Quer saber mais sobre este assunto e outros temas relacionados à mineração? Clique aqui para receber nossa newsletter com novidades sobre o segmento.

Leave a Reply